Medicamentos manipulados: curiosidades sobre eles que você precisa conhecer

0

 

Atualmente, é cada vez mais comum a prescrição médica de medicamentos manipulados no combate a sintomas ou como forma de tratamento para alguma doença. Porém, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto.

Neste post, iremos esclarecer as dúvidas, explicar um pouco mais sobre esses produtos e falar de curiosidades sobre o tema.

O que são os medicamentos manipulados?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os medicamentos manipulados são todos aqueles preparados por um farmacêutico, na própria farmácia, seguindo as fórmulas reconhecidas pela agência e que indiquem sua composição e posologia.

Os medicamentos magistrais, como também são chamados, são produtos prescritos de forma personalizada e individual para o paciente. Eles podem ser compostos com ativos naturais ou sintéticos.

Veja algumas curiosidades sobre os medicamentos manipulados

Em função da pouca informação a respeito do assunto, as pessoas desconhecem algumas especificidades dos medicamentos manipulados. Por isso, preparamos uma lista com as curiosidades que você precisa conhecer.

Os medicamentos manipulados são personalizados para a necessidade individual do paciente

Os medicamentos magistrais são produzidos a partir de uma receita elaborada pelo médico do paciente. Esse médico considera as necessidades do indivíduo, o histórico de aceitação ou não de determinado composto e a quantidade suficiente para o tratamento desejado.

Somente a manipulação permite a criação de um produto exclusivo que foi preparado especificamente para o paciente. Em alguns casos, não existem soluções prontas nas farmácias para o tratamento de doenças crônicas, sendo possível apenas pela manipulação.

Os rótulos dos medicamentos manipulados também são customizados de acordo com a receita do paciente, na qual é possível encontrar a quantidade de dosagens diárias e o horário adequado estipulado pelo médico.

É possível tratar dois ou mais sintomas com apenas um medicamento manipulado

Uma das principais vantagens dos medicamentos manipulados é a possibilidade de associar várias soluções de tratamentos em uma única fórmula. Esse é um aspecto que beneficia, principalmente, idosos que precisam ingerir diferentes remédios durante o dia.

Além disso, essa possibilidade reduz despesas familiares com medicamentos. Um exemplo comum são os tratamentos de pele que podem ser combinados com substâncias para clareamento ou para hidratação da pele.

Os medicamentos manipulados são mais indicados para pessoas alérgicas ou com intolerância

Por se tratar de um medicamento personalizado, o médico irá considerar todas as necessidades do paciente, inclusive as alergias ou intolerâncias a determinadas substâncias. Assim, é possível preparar produtos livres de lactose, conservantes, corantes ou glúten.

 

Com a mesma eficiência que os produtos industrializados, o uso dos medicamentos manipulados pode garantir ao paciente algumas vantagens, como:

Custo

Os manipulados tem preço justo e o usuário paga somente o que vai utilizar, evitando desperdício, já que são preparados na quantidade necessária, segundo a prescrição médica.

 

Combinação de medicamentos

Para pessoas que precisam de tratamento com mais de um medicamento, é possível fazer uma associação de várias substâncias em uma única manipulação, desde que haja compatibilidade entre os princípios ativos.

 

Dosagens específicas

Com a manipulação é possível garantir doses diferenciadas que atendam às necessidades específicas de cada paciente.

 

Exclusão de substâncias danosas

Algumas pessoas podem apresentar rejeição a algumas substâncias, como acontece com intolerantes ou alérgicos, por exemplo. Nesse caso, existe a possibilidade de excluir essas substâncias da formulação e evitar reações adversas no paciente.

Outra vantagem importante é que o formato de manipulação oferece uma gama maior de opções na forma de apresentação do produto: gotas, comprimidos, cápsulas, cremes, géis, etc.

As prescrições são realizadas em todas as especialidades médicas e entre as que mais utilizam os medicamentos individualizados, estão a dermatologia, ortopedia, endocrinologia, cardiologia, ginecologia, reumatologia e clínica geral.

O setor de cosméticos e de suplementos alimentares também envolve a utilização de produtos manipulados.

 

Os produtos magistrais podem ser utilizados tanto para tratamento de doenças quanto para obter benefícios estéticos

Apesar do que muitas pessoas pensam, os produtos manipulados podem ser prescritos tanto para tratamento de doenças, quanto para produzir benefícios estéticos. É possível manipular compostos para ajudar a manter a forma, a melhorar a pele, os cabelos e até fortalecer as unhas.

Contudo, antes de escolher uma farmácia de manipulação, conheça bem a equipe de farmacêuticos e equipe de atendimentos, a história da farmácia, os serviços prestados e as licenças de funcionamento. A Dermus é uma empresa de tradição com mais de 36 anos de experiência na preparação de produtos destinados ao tratamento individualizado. Dúvidas? Fale com a gente.

Compartilhe no Facebook

Os comentários foram encerrados.