Saúde não é só a ausência de doenças, diz OMS

0

arte dia mundial da saude dermus Hoje, dia 7 de abril, é o Dia Mundial da Saúde, data estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para a conscientização da comunidade mundial sobre a importância de manter-se saudável.

Mas, segundo a OMS, estar saudável é mais do que estar livre de doenças. A organização criou um conceito de que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Sendo assim, a saúde plena é uma forma de total bem-estar, alcançado não apenas através da prevenção ou do tratamento de doenças, mas sim através de qualidade de vida, incluindo emocional e social.

Segundo a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Assim, a saúde deixa de ser apenas uma questão de bons hábitos físicos e alimentares, pois engloba diversos outros fatores, como o social e o econômico, que podem afetar a qualidade de vida dos indivíduos e, consequentemente, a sua saúde.

Percebemos também que o Estado é um dos responsáveis por garantir a saúde plena de todas as pessoas. Por isso, faz parte do cuidado com a nossa saúde a participação na luta por melhorias no nosso país, cidade e bairro.

Compartilhe no Facebook

Os comentários foram encerrados.