Idosos devem manter cuidados especiais com a saúde da pele

0

As estatísticas atuais mostram o rápido envelhecimento da população brasileira e ao mesmo tempo o aumento da expectativa de vida tanto para homens como para mulheres no país.

Voltam-se para este novo cenário, os profissionais de saúde, com a preocupação sobre a qualidade de vida dessas pessoas e em paralelo, médicos dermatologistas e a indústria cosmética não medem esforços para orientar e disponibilizar produtos e técnicas que mantenham a saúde da pele desses indivíduos.

O conhecimento sobre os cuidados com peles especiais e pequenas mudanças de hábitos, podem trazer muita segurança, bem-estar e conforto para os idosos. Por exemplo, os banhos devem ser rápidos, mornos e com sabonete delicado, preferencialmente com pH fisiológico, ou seja, sabonetes não alcalinos, evitando o uso de buchas e esponjas.

Medidas preventivas contra picadas de insetos ou pequenos ferimentos, são também muito importantes, pois há maior facilidade de inflamação e infecção nestas peles mais frágeis.

Idosos devem evitar contato com produtos químicos fortes como inseticidas e cloro, pois há maior propensão a alergias e intoxicações.

A geração que trabalhou ou ficou muito exposta ao sol, em profissões como lavoura ou pesca, hoje sofre com os efeitos acumulativos do sol que se refletem em ressecamento, aspereza, manchas, rugas, envelhecimento precoce e alto risco de câncer de pele. Idosos acamados ou hospitalizados necessitam ainda de maior atenção com a pele, para evitar lesões como assaduras, escoriações e úlceras, que causam enormes desconfortos, dor e colocam em risco a saúde integral do paciente.

A hidratação da pele é muito importante, pois uma pele bem hidratada mantém-se mais protegida e menos vulnerável a processos alérgicos, irritações, inflamações e infecções causadas por bactérias e fungos.

Os hidratantes são os melhores produtos para manter a pele hidratada em níveis ideais, considerando que a pele do idoso é geralmente seca e com tendência a sensibilidade, porém existem grandes diferenças nas composições dos hidratantes disponíveis no mercado, o que dificulta a escolha do melhor produto pelo consumidor.

Mas algumas informações básicas do ponto de vista cosmético, podem facilitar na decisão da aquisição de um bom hidratante para peles especiais. Composições preferencialmente sem fragrâncias ou pouco perfumadas, sem corantes ou pigmentos, isentas dos conservantes denominados parabenos e que tenham um bom equilíbrio entre óleo e água, ou mais ághua que óleo, são os mais recomendados, principalmente se contiverem vitaminas ou extratos vegetais. Produtos muito gordurosos ou óleos puros, não são muito eficazes no processo de hidratação da pele.

Os produtos naturais, principalmente os vegetais, quando participam em concentrações certas na fórmula do hidratante, proporcionam grandes benefícios à saúde da pele. Este é o caso dos produtos da linha Regenèr, seja a Emulsão, Gel ou Águas de Aloe, que possuem uma composição com base em produtos naturais que favorecem a hidratação, enquanto atuam como calmante da pele, prevenindo nos idosos, especialmente os acamados, cadeirantes ou hospitalizados, as úlceras por pressão, lesões comuns em pessoas nessas condições. Nos idosos com rotina normal, hidratam adequadamente a pele e previnem o surgimento de descamações, ressecamento e até hematomas, que costumam aparecer principalmente nos braços, devido à fragilidade dos vasos sanguíneos.

Os produtos Regenèr Gel, Emulsão e Águas de Aloe, por utilizarem os melhores produtos naturais também podem ser uma ótima escolha para homens e mulheres de todas as idades, seja com a finalidade de hidratação da pele da face ou corpo, para melhoria da qualidade e saúde da pele atual e futura

ou como preventivo do envelhecimento precoce ou acelerado.

Também é sempre importante frisar que para os idosos, simples ações como o uso de protetor solar, auxiliam na manutenção de uma cútis saudável, pois evitam a agressão que os raios solares produzem sobre a pele.

De forma geral, hábitos positivos como alimentação saudável, sem vícios como álcool e fumo; ingerir muita água, dormir bem e reduzir o estresse tem como resultado, também são fundamentais para manter uma pele de melhor qualidade.

Gerson Appel – Farmacêutico

Compartilhe no Facebook

Os comentários foram encerrados.