Entenda sobre os benefícios da terapia floral

0

Você já ouviu falar da terapia com florais? São gotas de essências de flores que auxiliam no tratamento do estresse, ansiedade, tristeza e em diversas outras disfunções emocionais – tanto em seres humanos, como animais e até em plantas.

Os benefícios vêm de certas propriedades das flores que proporcionam uma melhora natural de disfunções fisiológicas, cujas causas, em geral, tem raiz emocional.

E não são poucas as pessoas que valorizam os resultados da terapia floral.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que as essências florais são excelentes para o autocuidado, não têm efeitos colaterais e não oferecem riscos para a saúde.

Ainda assim, a OMS a considera uma terapia integrativa que não substitui completamente o tratamento médico tradicional, mas trabalharia de forma complementar por meio do tratamento do estado emocional.

Para saber mais sobre como funciona e quais são os benefícios trazidos por essa terapia, continue lendo este texto.

Como funciona a terapia com florais?

Descobertas no século XX pelo médico Edward Bach, na Inglaterra, a terapia com florais surgiu após um intenso e dedicado trabalho desse médico com a homeopatia. Depois de iniciar os experimentos consigo mesmo, ele notou que as flores provocavam uma notável mudança em seu comportamento e estado emocional.

Bach descobriu 38 essências em vida, cada uma voltada para uma necessidade emocional específica (como raiva, perdas, apatia, etc).

Assim, a terapia floral é indicada principalmente para o tratamento de questões emocionais. Porém, por enxergar o ser humano como um ser holístico – ou seja, integral –, o tratamento com florais das questões emocionais tem influência direta nos sintomas físicos dos quais o paciente se queixa.

O que são os florais?

Como vimos, os florais não são medicamentos, por isso não apresentam efeitos colaterais. Mas o que eles são exatamente?

Basicamente, os florais são preparados, em geral, com 23 ml de água mineral e 7 ml de álcool (geralmente conhaque). O álcool tem a função de auxiliar na conservação da essência floral e, como as prescrições vêm em gotas, não há perigo de overdose ou mal-estar.

De qualquer forma, também é possível formular o floral com vinagre de maçã ou glicerina vegetal, caso o paciente não possa ingerir nenhuma quantidade de álcool.

Quais são os benefícios da terapia floral?

Os benefícios dos florais são especialmente notáveis no equilíbrio dos estados emocionais e mentais dos pacientes. Porém cada essência floral apresenta uma função específica, ou seja, atua sobre determinado estado emocional e o reequilibra.

Assim, é importante consultar um terapeuta floral, que saiba identificar os florais mais indicados para cada caso.

Mas como saber se a terapia com florais é indicada para você?

Como atuam equilibrando o estado emocional do paciente, não há contraindicações. Porém, os florais são indicados especialmente para os seguintes casos:

  • Ansiedade e angústia;
  • Problemas de concentração;
  • Tristeza e depressão;
  • Apatia e falta de disposição;
  • Falta de autoconfiança;
  • Medo
  • Fobia social;
  • Problemas fisiológicos e doenças agudas de causa psicossomática;
  • E muito mais.

E você? Ficou interessado em experimentar também os efeitos do tratamento com florais? Então venha conhecer todas as opções de florais disponíveis em vários sistemas. Estamos na Rua Conselheiro Mafra, 546, Centro, Florianópolis.

Compartilhe no Facebook

Os comentários foram encerrados.