4 benefícios dos óleos essenciais

0

A prática de utilizar os componentes das plantas como remédio é milenar. A humanidade sempre aproveitou as propriedades das folhas, flores e raízes que podia encontrar na natureza para aliviar suas dores e fortalecer o seu sistema imunológico. Um dos componentes da estrutura da planta que mais traz benefícios para a nossa saúde é justamente o óleo que se pode extrair, chamado também de óleo essencial.

4 benefícios dos óleos essenciais

Os óleos essenciais são líquidos produzidos de forma natural pela planta e podem ser encontrados em diversas partes do vegetal, como folhas, flores, caule ou frutos. Eles são extremamente concentrados e formados por compostos orgânicos voláteis (COVs). Para ser considerado um óleo essencial, não pode haver o uso de substâncias químicas para sua extração, como óleos vegetais ou minerais; ele tem que ser 100% natural. Cada óleo essencial possui propriedades químicas específicas, relacionadas à planta da qual foi extraído. Portanto, existem muitos benefícios que podem ser atingidos com o seu uso, basta escolher o óleo certo. Saiba mais sobre o uso dos óleos essenciais:

Quatro benefícios dos óleos essenciais

Os óleos essenciais podem trazer benefícios para a sua casa (sendo usados como aromatizador de ambiente) ou para a sua saúde. Para que tragam benefícios para a saúde, o ideal é aplicá-los na pele em forma de gel, creme ou puro, por meio de massagens e compressas. Ele também pode ser inalado, mas de forma alguma deve ser ingerido. Confira a seguir 4 propriedades benéficas dos óleos essenciais para a saúde:

1. Alívio da dor

Alguns óleos essenciais, como o óleo de alecrim, erva-doce, melaleuca e canela, têm propriedades analgésicas e podem ser usados para aliviar dores musculares e tensionais. Para isso, basta aplicar de duas a três gotinhas na mão e massagear o local dolorido.

2. Relaxamento

Para os que sofrem de transtornos de ansiedade ou de insônia, os óleos essenciais constituem um bom tratamento natural. Para isso, os óleos ideais são o de lavanda, o de sândalo e o de camomila. A melhor maneira de usá-los é através de aromatizador de ambientes ou inalação direta.

3. Melhora do sistema respiratório

Os óleos essenciais são uma ótima solução para quem é muito alérgico. O óleo de eucalipto e o de hortelã são particularmente poderosos contra os problemas respiratórios. Para obter o efeito, coloque o óleo em uma bacia com água morna, aproxime o rosto da superfície e cubra-se com um pano, inalando aquele vapor. Se você tiver um inalador em casa, pode também pingar algumas gotinhas e inalar.

4. Tratamento capilar

Os óleos essenciais também tem propriedades estéticas. Quando misturados com o xampu, podem ajudar o cabelo de diversas maneiras, dependendo do óleo. Óleo de sálvia é ideal para cabelos secos, enquanto o de limão ajuda com os cabelos oleosos. Para queda de cabelo e caspa, o óleo de alecrim é a melhor opção.

Existe alguma contraindicação aos óleos essenciais?

Apesar de serem compostos naturais com menos efeitos colaterais do que os remédios sintéticos, ainda é necessário certo cuidado ao usar os óleos essenciais em razão da sua alta concentração.

De maneira geral, eles não são indicados para mulheres grávidas, crianças com menos de 3 anos e pessoas que fazem uso de muitos medicamentos. Na dúvida, consulte um especialista e não abandone os tratamentos convencionais por conta própria.

Ficou interessado em usufruir dos benefícios dos óleos essenciais? Então venha nos visitar e escolha o óleo ideal para você. Estamos na Rua Conselheiro Mafra, 546, Centro, Florianópolis.

Compartilhe no Facebook

Envie uma resposta