Afinal, remédios manipulados são realmente confiáveis?

0

A utilização de medicamentos manipulados têm sido muito comum por pacientes de todas as idades e com os mais diversos tipos de enfermidades ou outras necessidades relacionadas à saúde.

Apesar da popularidade e das prescrições médicas para o uso desse tipo de medicamento, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a sua eficiência e por esse motivo acabam ficando relutantes ao se depararem com essa opção.

Se você é uma das pessoas que ficam com receio quando o assunto é medicamento manipulado, saiba que não há motivos para suspeitas. Os medicamentos manipulados são extremamente seguros, desde que prescritos pelo médico e adquiridos em farmácias confiáveis.

O que são medicamentos manipulados?

Para quem ainda não entende muito bem o conceito de medicamentos manipulados, a explicação é muito simples. Trata-se de medicamentos produzidos sob demanda, com composição, forma farmacêutica, dosagem e modo de usar prescritos pelo médico, de maneira personalizada.

A indicação médica nesse caso considera necessidades específicas de cada paciente e desse modo, a farmácia de manipulação produzirá aquele medicamento que será de uso exclusivo de cada pessoa.

Esse tipo de medicamento tem a mesma eficácia dos medicamentos industrializados, produzidos em larga escala e que seguem fórmulas e dosagens padronizadas.

Veja algumas curiosidades sobre os medicamentos manipulados clicando aqui.

Por que confiar nos remédios manipulados?

Como já foi dito, os medicamentos manipulados precisam obrigatoriamente ser prescritos por um profissional especializado. Desse modo, a segurança do paciente estará totalmente garantida.

Quanto à produção dos produtos, é importante destacar que somente farmácias de manipulação podem preparar as formulações individualizadas. Esses estabelecimentos são periodicamente fiscalizados pela Vigilância Sanitária e pelos Conselhos Regionais de Farmácia.

A Farmácia deve ainda seguir as normas de Boas Práticas de Manipulação estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A qualidade das matérias-primas utilizadas na manipulação, assim como todo o processo em si, é rigorosamente controlado.

Quer saber mais? Fale com a gente clicando aqui!

Compartilhe no Facebook

Os comentários foram encerrados.