Vitaminas do complexo B

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Durante a atividade física extenuante, uma enorme quantidade de vitaminas e minerais são utilizados pelo nosso organismo. A deficiência de vitaminas e minerais acaba por prejudicar a performance do praticante de atividade física.

As vitaminas do complexo B facilitam a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. Para os praticantes de atividades físicas que desejam obter o máximo de benefícios da sua alimentação, o consumo adequado destas vitaminas é fundamental.

Vitamina B1 (Tiamina)
Necessária para o metabolismo de proteínas e o crescimento muscular. Envolvido na formação da hemoglobina, que é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos e que transporta oxigênio, fundamental para o adequado trabalho muscular.

Vitamina B2 (Riboflavina)
A vitamina B2 está envolvida no metabolismo da glicose, principal substrato energético utilizado pelo organismo durante a atividade física. É necessária para formação das hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio para as células, incluindo os músculos. Para praticantes de musculação, a riboflavina possui efeito importante, pois está relacionada com o metabolismo da proteína. Há uma forte relação entre a massa corporal magra e a quantidade de riboflavina na dieta.

Vitamina B3 (Niacina)
A vitamina B3 está relacionada ao processo de vasodilatação, melhorando a circulação e, portanto, a chegada de nutrientes ao músculo, potencializando o fornecimento de energia e o ganho de massa muscular.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)
Atua no metabolismo de lipídeos, carboidratos e proteínas. É indispensável no processo de metabolismo celular, uma vez que, sob a forma de coenzima A (CoA),participa de diversas reações que ocorrem nas células. Auxilia ainda na imunidade, uma vez que participa da formação de anticorpos.

Vitamina B6 (Piridoxina)
Esta diretamente ligada à ingestão de proteínas, quanto maior é o consumo de proteína, maior é a quantidade de vitamina B6 necessária, pois atua no metabolismo dos aminoácidos. Atua ainda na produção de hormônios e estimula a imunidade.

Vitamina B7 (Biotina)
A Biotina possui importante papel no metabolismo dos aminoácidos e na produção de energia a partir de várias fontes (carboidratos e lipídeos).

Vitamina B12 (Cobalamina)
A vitamina B12 é necessária à digestão e absorção dos nutrientes, atua ainda na síntese de proteínas, importante para aqueles praticantes de atividade física que buscam hipertrofia (ganho de massa muscular) e no metabolismo de carboidratos e lipídeos, fundamentais para fornecer energia de maneira adequada para a prática do exercício. É usada ainda na manutenção dos tecidos do sistema nervoso, portanto importante para contração, coordenação e crescimento dos músculos, através da estimulação dos músculos pelos impulsos nervosos.

Para garantir o aporte adequado de vitaminas do complexo B inclua em sua alimentação: cereais integrais, oleaginosas, leguminosas, vegetais folhosos verdes escuros e levedo de cerveja.

Fonte: Texto escrito por Thais Souza – Nutricionista da Rede Mundo Verde. Texto adaptado para os site da Farmácia Dermus.

Referências Bibliográficas:

– Souza, A.C.S. ; Ferreira, C.V. ; Jucá, M.B. ; Aoyana, H. ; Riboflavina: Uma vitamina multifuncional ; Quim. Nova, Vol. 28, No. 5, 887-891, 2005.

– Spinneker, A. ; Sola, R. ; Lemmen, V. ; Castillo, M. J. ; Pietrzik K. ; González Gross, M. ; Vitamin B6 status, deficiency and its consequences – an overview ; Nutr. Hosp. v.22 n.1 Madrid ene.-feb. 2007.

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