Como a Aromaterapia funciona?

0

AROMATERAPIAConhecida há milhares de anos, a aromaterapia é considerada uma terapia holística alternativa utilizada no tratamento de diversas enfermidades e desequilíbrios através dos aromas dos óleos essenciais das plantas.

Os óleos essenciais possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Cada planta produz um óleo essencial específico com características específicas como aroma, cor e densidade e podem ser aplicados na aromaterapia através de massagens, cremes, loções, gel ou difusores aromáticos.

Os aromas despertam sensações e lembranças e agem poderosamente no nosso cérebro, estimulando a liberação de substâncias que podem acalmar, diminuir a ansiedade, aumentar a concentração, melhorar o sistema imunológico, a respiração, a pressão arterial, aumentar a libido, entre outros. Acredita-se também que alguns aromas agem no campo vibracional/espiritual, sendo capazes de afastar energias negativas como inveja ou pessimismo alheio, por exemplo.

Um exemplo muito utilizado na aromaterapia é o óleo de Capim-Limão (Cymbopogon citratus). Seu ativo, o citral, é responsável pela vasodilatação e pela ação antifúngica. Age como antidepressivo, sedativo, bactericida, analgésico, antiviral, anti-inflamatório e ajuda a melhorar o sistema imunológico; É utilizado para cansaço físico e mental, falta de concentração, insônia, para aumentar a criatividade e a intuição, ajuda a liberar a raiva e emoções contidas e, por acalmar a mente agitada, é indicado ainda para pessoas hiperativas e crianças que têm medo (de escuro, por exemplo).

Outro exemplo é o óleo de Cacau Absoluto (Theobroma cacao). Empregado em casos de estresse, ansiedade e compulsão alimentar, o óleo essencial de Cacau Absoluto pode reduzir as taxas de grelina, um hormônio que estimula o apetite. Além disso, também é utilizado como afrodisíaco e antidepressivo.

Aqui na Dermus você encontra óleos essenciais para aromaterapia nas versões para massagem, uso tópico e difusores aromáticos elétricos, à vela ou com varetas. Os aromas podem ser utilizados separadamente ou combinados, dependendo do que se deseja alcançar. Veja abaixo a lista de algumas essências disponíveis aqui na nossa loja e seus respectivos efeitos:

Alecrim: Energizar;
Chá-verde: Concentrar;
Flor de Lótus: Intuir;
Flor de Maracujá: Disposição;
Jasmin: Inocência;
Lavanda: Acalmar;
Lemongrass: Raciocinar;
Manga: Descontrair;
Melão: Divertir;
Pêssego: Alegrar;
Pitanga: Celebrar;
Rosa: Amar;
Sândalo: Meditar;
Vanilla: Aconchego;
Verbena: Empreender;
Ylag Ylang: Sensualidade.

Compartilhe no Facebook

Os comentários foram encerrados.