Cinco receitas caseiras para curar a dor de garganta

0

Dor-de-GargantaO inverno tem lá as suas delícias e vantagens, mas sem dúvida a dor de garganta não é uma delas. Comer, beber e até mesmo falar tornam-se verdadeiros tormentos quando estamos com a garganta inflamada.

Existem hoje no mercado diversos medicamentos com o propósito de anestesiar a dor e diminuir a inflamação na garganta, mas antes talvez você prefira tentar uma solução caseira e natural. Felizmente a natureza nos presenteou com uma variedade de insumos capazes de combater inflamações como essas, como é o caso da camomila, canela, cravo, gengibre, limão, entre tantos outros.

Por isso, hoje trouxemos algumas receitas que você pode facilmente preparar em casa para combater a terrível dor de garganta. Confira:

– Mel quente com limão e gengibr e

Em uma xícara, esprema meio limão, adicione uma colher de chá de mel (ou a gosto) e adicione uma ou mais fatias de gengibre descascado. Complete a xícara com água quente, mexa bem até o mel soltar-se da colher e dissolver-se na água.

– Mastigar cravos

Frequentemente utilizados para ajudar a aliviar dores na boca e garganta, os cravos possuem poderes analgésicos devido ao eugenol (óleo de cravo), substância que é um forte antisséptico natural e pode atuar como um antibacteriano também. Mastigar cravos faz o eugenol ser liberado lentamente, anestesiando a dor na garganta.

Separe vários cravos inteiros e um copo com água (opcional). Coloque um ou dois cravos na boca e chupe-os até que fiquem macios, então mastigue como se fossem chicletes. Ao final, você pode cuspi-los fora ou tambgém pode engolir, o que não é prejudicial para a saúde, mas tome cuidado para não se afogar com os pedacinhos.

– Chá de camomila

É um remédio natural para dor de garganta. Seus componentes matam as bactperias, enquanto a erva funciona como um analgésico natural. Também possui propriedades antiespasmódicas, que relaxam os músculos e ajudam os pacientesm a descansarem melhor. Encha uma caneca com água recém fervida, adicione uma colher de sopa de flores secas de camomila, tampe e deixe em infusão por, no mínimo, 10 minutos.

– Gargarejo com sálvia

Mesmo antes de ser utilizada para fins culinários, a sálvia já estava presente na medicina natural devido às suas propriedades adstringente e bactericida. Por isso, o gargarejo com sálvia é recomendado para quem sofre com irritações e inflamações na garganta.

Para preparar, adicione em uma caneca duas colheres de chá de folhas frescas ou secas de sálvia, complete a xícara com água recém fervida, tampe e deixe em infusão por 20 minutos. Faça gargarejos com o chá morno.

– Canela

Rica em antioxidantes, o aroma da canela ajuda a abrir as cavidades, diminuindo a produção de muco e melhorando a respiração. Você pode utilizar a canela tanto em pó quanto em pau, dependendo da receita. Adicione em vitaminas, chás, chocolates quentes, bolos, biscoitos…

Viu só quanta opção para eliminar a dor de garganta? E ainda existem muitas outras! Você também pode combinar os ingredientes e adaptar a receita que melhor se adeque à sua necessidade.

Mas lembre-se, se mesmo assim os sintomas persistirem, o médico deverá ser consultado. 😉

Em breve traremos mais receitas fitoterápicas para você preparar em casa Até logo! :*

Compartilhe no Facebook

Envie uma resposta