Novembro Azul e a importância do exame preventivo

0

O post-nov-azulcâncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, perdendo apenas para o câncer de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A cada seis homens, um é acometido pela doença.

Como não apresenta sintomas nos estágios iniciais, é recomendável que os homens façam os exames preventivos anualmente a partir dos 50 anos de idade, pois, caso a doença seja descoberta em estágios mais avançados, as chances de cura diminuem drasticamente.

Recomenda-se ainda que homens com histórico familiar de câncer de próstata, negros, sedentários e obesos iniciem a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem um risco ainda maior de desenvolve-lo.

Os exames são realizados pelo urologista e consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal. Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura são de aproximadamente 90%. Porém, infelizmente muitos homens ainda não possuem o hábito de realizar os exames preventivos, seja por vergonha, despreocupação com a sua saúde ou por falta de informação.

Por isso foi criado o Novembro Azul, um movimento mundial que tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância dos exames preventivos e incentivar discussões e a difusão de informações sobre o assunto.

Compartilhe no Facebook

Os comentários foram encerrados.