Como realizar o autoexame de mamas

0

OutbroRosaSiteEm outubro acontece o movimento mundial chamado “Outubro Rosa”, uma campanha de conscientização para a importância da prevenção do câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo.

Embora não seja um risco exclusivamente feminino, pois também acomete alguns homens, as principais vítimas do câncer de mama são mulheres acima dos 35 anos. Felizmente, quando descoberto logo no início, as chances de cura são muito maiores.

O diagnóstico pode ser obtido através do exame clínico (médico) ou por exame de imagens (mamografia, ultra-som ou ressonância). Porém, é muito importante também que as mulheres tenham o hábito de fazer o autoexame, aquele que é feito em casa através da palpação e observação das mamas.

Saiba como realizar o autoexame:

1 – De pé em frente ao espelho, observe as mamas com os braços abaixados. Oserve se alguma das mamas apresenta alguma característica estranha que você nunca tenha notado antes, tais como achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza. Em seguida, repita a observação com os braços levantados e as mãos atrás da cabeça. Depois repita a observação com as mãos na cintura.

2 – No banho, com uma das mãos atrás da cabeça, apalpe e pressione a mama com a outra mão, atenta à presença de corpos estranhos como caroços. Em seguida, pressione o mamilo e verifique se expele algum líquido vermelho ou de coloração anormal. Depois, ponha a outra mão atrás da cabeça e repita o processo na outra mama.Watch Full Movie Online Streaming Online and Download

3 – Deitada, ponha uma das mãos sob a cabeça e, com as pontas dos dedos da outra mão, vá pressionando a mama em sentido espiral, de fora para dentro até chegar no mamilo, atentando-se à presença de alguma protuberância ou engrossamento do tecido. Repita o processo com a outra mama, posicionando a outra mão sob a cabeça.

Caso note em algum dos procedimentos a presença de alterações estranhas em alguma das mamas, procure o médico para que sejam feitos os exames clínicos.

Repita o exame todos os meses, cerca de 3 a 5 dias após o seu período menstrual. As mulheres que não menstruam mais, podem definir uma data fixa mensal para fazer o seu autoexame.

O importante é não deixar de fazer. Afinal, a prevenção é o melhor tratamento. 😉

Compartilhe no Facebook

Envie uma resposta