Alergia x Intolerância. Qual a diferença?

0

 

INTOLERANCIA-ALERGIATodos nós conhecemos alguém que sofre de intolerância ou alergia a algum alimento. Há pessoas que são intolerantes à lactose, por exemplo, e há pessoas que são alérgicas a frutos do mar… percebemos que o que essas pessoas têm em comum é o fato de determinados tipos de alimentos lhes fazerem mal. Então, alergia alimentar e intolerância alimentar são praticamente a mesma coisa?

Não. No caso da alergia, o organismo encara certas proteínas como se fossem inimigas e tenta combatê-las, como faz com os vírus. Por isso é comum sintomas como inchaço, coceira, falta de ar… Além disso, uma pessoa que apresenta uma reação alérgica leve em uma ocasião devido à ingestão de alguma substância, pode reagir de forma mais severa em outra ocasião ao ingerir a mesma substância. As alergias podem ser muito perigosas, pois algumas vezes causam choque anafilático, o que pode levar à morte.

Já a intolerância não envolve o sistema de defesa e geralmente ocorre devido falta de alguma enzima responsável por processar um determinado nutriente. No caso dos intolerantes ao açúcar do leite (lactose), por exemplo, ocorre a falta ou deficiência da lactase, a enzima responsável por processar este açúcar. A lactose não digerida permanece no intestino e chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo ácido lático e gases, o que aumenta a retenção de água no intestino. Os sintomas da intolerância ou deficiência podem demorar horas ou dias para se manifestar e são praticamente restritos ao sistema digestivo (cólicas, gases, náuseas, diarreia e aumento do volume abdominal). Na maioria dos casos de intolerância à lactose, a pessoa pode tomar uma dose individualizada da enzima, conforme sua necessidade, antes de ingerir o alimento para evitar os sintomas da lactose em seu organismo.

Compartilhe no Facebook

Os comentários foram encerrados.