Hidratantes à base de água x Hidratantes à base óleo: quais as diferenças entre os dois?

0

Com as mudanças de estação e o inverno se aproximando, a pele fica ainda mais sensível e os cuidados com a hidratação devem ser redobrados. Os diferentes tipos de pele e as condições específicas de saúde exigem produtos e tratamentos especiais.

Mas você sabe escolher o hidratante ideal para a sua pele? Antes de abusar dos cremes e se preparar para o inverno, é importante conhecer os diferentes componentes, princípios ativos e, principalmente, a finalidade de cada produto, para então, iniciar o tratamento mais indicado para você.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre os hidratantes à base de água e à base de óleo e suas principais ações nos cuidados com a pele. Entenda a diferença e comece a usar os melhores produtos para garantir uma pele macia e hidratada.

Hidratantes à base de água

O aumento da idade reduz naturalmente a quantidade de água na pele que, com o tempo, se torna mais seca. Além disso, hábitos do dia a dia, como exposição ao sol, dieta gordurosa, a falta de vitaminas e a pouca ingestão de água, são fatores que levam à desidratação, perda de elasticidade, brilho e maciez da pele.

Nesses casos, é recomendado o uso de hidratantes à base de água, que combinado à outras substâncias hidratantes, permeia a camada córnea, ou seja, a camada superficial da pele, agindo profundamente e mantendo a pele umedecida por mais tempo.

Esses produtos possuem outros ativos com ação anti-inflamatória e antioxidante, como vitaminas ou agentes umectantes, por exemplo, que formam uma espécie de filme hidrofílico sobre a superfície da pele.

Entre os agentes umectantes mais comuns estão:

– Gel de Babosa/Aloe Vera;

– D-pantenol;

– Glicerina;

– Ácido Hialurônico.

Hidratantes à base de óleo

Diferentemente dos produtos umectantes, os hidratantes à base de óleo não adicionam umidade à pele, e sim, possuem ação emoliente, deixando a pele mais macia e com sensação de suavidade.

Os óleos são capazes de preencher as lacunas entre as células da superfície da pele, criando uma barreira protetora que torna a pele mais flexível e previne o ressecamento da mesma.

Confira a seguir, a lista com os componentes emolientes naturais ideais para a maciez de sua pele:

– Óleo de Jojoba;

– Babosa/Aloe Vera;

– Óleo de Amêndoas;

– Óleo de Argan;

– Manteiga de Cacau.

Portanto, se o que você busca é uma hidratação profunda, que garanta a umidade de sua pele por mais tempo, procure cremes e loções à base de água, de preferência com componentes umectantes na composição.

Agora, se você quer um efeito macio e suave, invista em produtos à base de óleos, preferencialmente vegetais, e com ação emoliente.

A boa notícia é que existe variedade de linhas e produtos dermocosméticos especiais que garantam a hidratação de cada pele.

Vale lembrar a importância de um exame cuidadoso sobre o seu tipo de pele e as recomendações em caso de pessoas que possuam maior sensibilidade ou patologias cutâneas, antes de escolher o tratamento mais eficaz. Mantenha a sua pele hidratada, com carinho e atençã

Compartilhe no Facebook

Os comentários foram encerrados.