Gengibre ajuda a emagrecer e combate a celulite

0

gengibre-emagreceNativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa que oferece múltiplas utilidades, tanto na gastronomia, quanto na medicina.

Quando éramos pequenos já ouvíamos das nossas avós que o gengibre é um santo remédio para resfriados e dores de garganta. Sábias palavras, pois um dos principais componentes do gengibre é o gingerol, uma substância que age como antioxidante, anti-inflamatório e bactericida.

A raiz também é eficaz na melhora do desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório, o que o torna útil contra diversos problemas como náusea, azia e enxaqueca, por exemplo. Além disso, o gengibre é um reconhecido diurético e termogênico, pois acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e faz gastar até 10% mais calorias por dia.

Sua ação anti-inflamatória também é responsável pelo combate à celulite, ajudando a manter a pele lisinha. Para utilizá-lo com essa finalidade, aconselhamos o consumo em forma de suco detox, misturnado-o com outros alimentos como couve, capim limão, goji berry e chia.

Leia também: O que são as estrias, por que elas aparecem e como evitá-las?

Porém, o consumo de gengibre não pode ser abusado, uma vez que o excesso pode causar efeitos colaterais como diarreia, dor de estômago, irritação na boca e gases. O consumo por gestantes também não é aconselhável. Indica-se a ingestão de, no máximo, três gramas por dia, o que dá mais ou menos uma fatia de três centímetros.

É importante também que a raiz seja consumida crua, pois o cozimento elimina a maior parte dos nutrientes e diminui drasticamente a sua eficácia. Para um melhor aproveitamento, o gengibre pode ser batido no liquidificador com sucos e vitaminas, ou pode ser ralado e adicionado às bebidas, saladas e até mesmo sobremesas.

Uma outra forma de utilizar a raiz para fins de emagrecimento é fazendo a água de gengibre. Nesse caso, basta mergulhar cerca de cinco rodelas em uma jarra de água e ir bebendo ao longo do dia.

Mas, cinco rodelas não são bem mais que as três gramas diárias recomendadas? Correto. Porém, você não vai engolir os cinco pedaços, e sim beber apenas a água aromatizada. Você também pode fazer essa água com o gengibre ralado. Nesse caso, adicione apenas três gramas, pois você vai engolir os pedacinhos enquanto bebe.

Leia também: Quais os benefícios dos sucos detox?

A grande vantagem é que você queimará calorias, desintoxicará seu organismo, melhorará sua imunidade, sua circulação, sua respiração… tudo ao mesmo tempo!

Agora é só anotar o gengibre na sua lista de compras e aproveitar os benefícios. Qualquer dúvida, é só nos perguntar. 😉

Compartilhe no Facebook

Os comentários foram encerrados.