Medicamento magistral

O medicamento magistral é o medicamento do passado, do presente e principalmente do futuro.
O medicamento magistral diferencia-se do medicamento industrializado por ser preparado em farmácia e por ser personalizado, isto é, específico para atender as necessidades individuais de um paciente, onde o médico ou outro profissional de saúde habilitado a indicar medicamentos aos seus pacientes, leva em consideração características fundamentais como idade, peso, sexo e condição de saúde.

Os fármacos ou substâncias que compõem o medicamento magistral são idênticos aos utilizados pela indústria de medicamentos, sejam químicos ou naturais, pois devem atender as exigências de qualidade e pureza para a sua finalidade básica, que é fazer parte de um medicamento destinado ao tratamento eficaz e seguro de um paciente.

O medicamento preparado em farmácia é elaborado seguindo procedimentos padronizados pelos farmacêuticos e sua equipe técnica. Este passo a passo da preparação dos medicamentos é realizado e registrado nas farmácias, com base em informações técnicas oficiais, considerando as características de cada componente da fórmula.

A principal razão da existência do medicamento magistral é suprir as necessidades detectadas pelos profissionais de saúde, como os médicos, dentistas e veterinários, que não encontram disponíveis nas farmácias e drogarias, o produto ideal para o tratamento de seu paciente especial. Entre estas razões, as principais são:

– Medicamentos com doses diferenciadas, considerando as necessidades do paciente, como idade, peso, sexo e condição de saúde;
– Associação de fármacos ou substancias em uma mesma cápsula, que possam reduzir a quantidade de medicamentos a ser ingerido;
– Medicamentos inexistentes ou descontinuados pela indústria, onde a possibilidade de manter o tratamento é somente através da preparação individualizada;
– Formas farmacêuticas não disponíveis pela indústria, como xaropes sem açúcar para diabéticos;
– Medicamentos sem componentes prejudiciais a grupos especiais de usuários, como a lactose para pessoas com intolerância a esta substância e medicamentos sem corantes ou produtos sem perfume para alérgicos.

Portanto, o medicamento magistral é um grande diferencial para seu tratamento e sua saúde e você pode solicitar ao seu médico que prescreva medicamentos que atendam suas necessidades especiais.

Gerson Appel – Farmacêutico