Laboratórios

A Dermus conta com diversos Laboratórios para análise de matérias-primas e produtos e para preparação das fórmulas individualizas receitadas por profissionais da área de saúde.

Laboratório de Controle de Qualidade

Atende as exigências da resolução RDC 67/2007 da Anvisa, para farmácias, garante segurança para a Dermus e seus clientes e tem a função de certificar a qualidade das matérias-primas adquiridas, antes de serem liberadas para a preparação dos medicamentos e outros produtos como cosméticos magistrais e suplementos alimentares.

Ao chegarem na Dermus as matérias-primas passam por vários testes entre eles: características organolépticas (sabor, odor, cor e aspecto), solubilidade, pH e ponto de fusão. Estando de acordo com as especificações farmacêuticas, definidas em literatura farmacêutica oficial, ou em fichas de entidade representativa do segmento profissional, são liberados para a manipulação.

O responsável pelo laboratório mantem-se em constante atualização, participando ativamente de treinamentos através do Programas de Controle de Qualidade.

Laboratório de Homeopatia

laboratorio_1_homeopatiaTem por finalidade preparar formas farmacêuticas de uso interno: gotas, glóbulos e envelopes. O tratamento homeopático é uma terapia baseada na prática de tratar “igual com igual”. O nome Homeopatia é derivado do Grego “homoios” que significa “igual ou similar”. Trata a pessoa como um todo e não os sintomas isoladamente. A missão do Laboratório de Homeopatia é preparar adequadamente o medicamento, sendo que a principal qualidade de quem presta estes serviços, é gostar de pessoas.

Laboratório de Sólidos

laboratorio_2_solidos_dsc01492Sua finalidade é preparar medicamentos de uso interno, principalmente na forma de cápsulas. As formas sólidas em sachês também são preparados neste laboratório.Todos os procedimentos são realizados sob rigoroso controle, desde a ordem da preparação até o controle de qualidade do produto final, utilizando equipamentos modernos, que atendem nossas exigências. Todas as preparações são realizadas individualmente, atendendo receita a receita. Os técnicos são capacitados para a função, atendendo todas as exigências necessárias de Boas Práticas de Manipulação, para elaborar produtos finais de qualidade.

O software utilizado na Dermus é estruturado para bloquear dosagens fora do padrão de segurança estabelecido a cada fármaco, ou substância que fará parte da composição do medicamento.

Laboratório de Líquidos e Semi-sólidos

laboratorio_3_dsc01505Prepara as formas farmacêuticas semi-sólidas e líquidas como cremes, géis, soluções, suspensões, xaropes, óvulos e supositórios entre outras. As fórmulas são elaboradas individualmente, mediante prescrição médica e conseqüente ordem de preparação emitida pelo sistema administrativo. Nesta ordem, constam as orientações fundamentais para a qualidade do produto final e os campos a serem preenchidos pelos manipuladores, referentes às características do produto final.

Laboratório de Produtos para Odontologia

Atende a prescrição para pacientes de cirurgiões dentistas e aos próprios profissionais. As formulações são desenvolvidas por uma equipe de farmacêuticos que tem suporte técnico de profissionais da área odontológica.

Os produtos preparados se destinam para uso em procedimentos realizados pelo profissional no consultório, como materiais utilizados em endodontia, cirurgias, profilaxia, clareamento dental, odontopediatria, odontogeriatria, ou produtos como pastas e géis dentais, soluções fluoretadas, enxaguatórios bucais, clareadores dentais, entre outros, que são preparados para uso exclusivo do paciente.

Consolidando os 10 anos de pesquisas nessa área, os farmacêuticos Gerson Appel e Márcia Réus, responsáveis pelo Laboratório de Odontologia, lançaram em 2005 a segunda edição do livro Formulações Aplicadas a Odontologia, pela Editora RCN em São Paulo.

Laboratório de Fitoterápicos

A Dermus possui um laboratório específico para o trabalho com plantas medicinais.
O laboratório dispõe de grande variedade de plantas medicinais que são utilizadas em forma de chás, sachês e travesseiros aromáticos.

Fitoterapia é o tratamento das doenças através das plantas medicinais. Reconhecida pela OMS desde 1978, cerca de 80% da população mundial utiliza fitoterápicos na busca de alívio para dor ou sensação desagradável. Esta terapêutica tem a vantagem de ser de fácil acesso, baixo custo, vai de encontro às tradições populares e não costuma induzir tolerância.